O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Pluvial
MA.TEX.0076

Dimensões

Mais informação

Capa cortada em semicírculo, unindo à frente através de firmal. Nas costas, apresenta um capuz em forma de escudete. Tecido em canelado de seda creme com fio metálico prateado, inteiramente bordado com laçarias, motivos vegetalistas estilizados e barras estreitas que acompanham o sebasto e ornamentam a orla do capuz e do firmal. Bordado a metal dourado e prateado sob a forma de lâmina, lantejoulas, fio laminado e fio crespo, ambos com alma de seda amarela; é utilizado o ponto de ouro estendido sujeito a fio de seda amarela, ponto de ouro com relevo e canutilho. O sebasto, o capuz e o firmal são as zonas com maior densidade de bordado. As duas extremidades do sebasto apresentam insígnias nos materiais atrás mencionados e ainda em tecido e bordado de seda policromada (amarelo, verde e rosa). O capuz ostenta uma franja de fio laminado dourado com alma de seda amarela e pendentes em canutilho dourado.

 

As extremidades do sebasto apresentam as armas de D. Francisco José Rodrigues de Andrade (1761-1838), bispo do Funchal em 1821. A cor do chapéu e das borlas, bem como a cruz de uma só travessa, correspondem à dignidade de bispo. Em contrapartida, o número de borlas (dez de cada lado) está em conformidade com a de arcebispo.

 

O pluvial é usado pelos membros do clero em atos solenes, exceto no ofício da missa, nomeadamente em procissões e algumas bênçãos. A sua origem é controversa, sendo que, para alguns autores, deriva de uma veste romana, enquanto que, segundo outros, descende da capa monástica usada entre os séculos VIII e IX que integrava já o capuz. 

 

Esta peça de paramentaria, também conhecida por capa de asperges devido ao facto de ser utilizada nas ocasiões em que se realizam aspersões de água benta, retira a designação de pluvial da sua primitiva função de capa, muito útil nas procissões, para a proteção da chuva. O capuz foi perdendo o seu carácter funcional, transformando-se num elemento meramente decorativo.

 

Proveniência: Igreja de Santo António de Lisboa

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro