O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Lugar da Irla
PEREIRA, Luís Gonzaga (1796-1868)
MC.DES.1632.017

Dimensões

Mais informação

Desenhos coligidos num álbum com 120 peças que, segundo nota manuscrita do autor, os 20 primeiros desenhos foram iniciados em 1809, altura em que esteve integrado na Esquadra do Estreito. Durante dois anos, Luís Gonzaga Pereira fez parte da tripulação da nau Vasco da Gama, que chefiava esta Esquadra e executou uma série de desenhos que retratam cidades portuárias do sul de Portugal, Espanha e Norte de África, bem como edifícios e locais emblemáticos da cidade de Lisboa.

A criação da Esquadra do Estreito remonta aos últimos anos do reinado de D. Manuel I (1495-1521). Esta frota, foi concebida para garantir a segurança da navegação na entrada do Mediterrâneo, defendendo os navios portugueses dos ataques dos piratas. Em documentação da Torre do Tombo, encontramos referência à “armada da guarda do estreito logo em 1517, quando João Gonçalves, negociante de Tavira envia uma carta a El-Rei, disponibilizando-se para ir com a armada e doando duas naus.  

Em 1809 esta Esquadra do Estreito era comandada pela nau Vasco da Gama e incorporava as fragatas Carlota e Phenix. No ano seguinte, 1810 juntou-se a esta frota a fragata Amazona e o brigue Gaivota.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro