O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Fragmento de taça
MLTR.ARQ.0099

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Fragmento de taça de pé, com perfil oblíquo. As paredes são esvasadas superiormente e o lábio é extrovertido e de secção convexa. O pé é decorado exteriormente com quatro profundas caneluras tendo fundo anelar com interior côncavo. Ambas as superfícies apresentam o característico engobe vermelho, escuro e lustroso, típico das produções da 1ª Idade do Ferro.

 

Os paralelos mais próximos para este exemplar enquadram-se entre os sécs. VII e VI a.C., destacando-se os exumados na Quinta do Almaraz. Em Lisboa, na Travessa do Chafariz d’El Rei, foi identificado um exemplar de imitação em cerâmica cinzenta a que foi atribuída uma cronologia idêntica.

 

No entanto, outros exemplos podem ser encontrados no Sul de Espanha ao longo do vale do Bétis, área de implantação das populações Tartéssico/Turdetana, como será o caso das regiões de Cádiz e Almunecar.

 

Desconhece-se qual a funcionalidade específica destas peças, ainda que o contexto em que outros exemplares foram exumados indique como provável o seu uso no quotidiano das populações. No entanto, dado a qualidade técnica destas peças, o revestimento cuidado e a morfologia pouco usual, não se encontra afastada a possibilidade do seu emprego em práticas cerimoniais.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro