O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Registo de azulejos com o Milagre da aparição da Virgem e do Menino a Santo António
COLAÇO, Jorge (1868-1942)
MC.AZU.0392

Dimensões

Mais informação

Santo António é alvo de grande devoção em todo o mundo, e muito particularmente em Lisboa, cidade da qual é padroeiro.

 

A sua taumaturgia, iniciada em vida com uma pluralidade de milagres que lhe valeram a canonização em 13 de Maio de 1232, onze meses apenas após a morte, é uma das mais vastas e variadas na História da Igreja.    

 

Entre os milagres que lhe são atribuídos, destaca-se a aparição da Virgem e do Menino, reproduzido neste registo. De acordo com a lenda, estando Santo António em casa do Conde de Tiso, em Camposampietro, o anfitrião, vendo certa noite alguns raios de luz saindo do quarto do franciscano, aproximou-se e espreitou, deparando-se então com a Virgem Maria depondo o Menino Jesus nos braços do frade. Ao perceber que o conde havia presenciado a cena, o taumaturgo pediu-lhe para só depois da sua morte revelar o que tinha observado.    

 

Este milagre está na base da representação iconográfica de Santo António com o menino Jesus ao colo ou assente sobre o livro, que se tornou habitual a partir do seculo XVI.

 

Jorge Colaço (1868-1942), o autor da peça, foi uma figura marcante no panorama artístico e cultural das primeiras décadas do século XX. Principal mentor da corrente historicista e naturalista, a sua obra é marcada por temáticas tradicionais, embora seja inovadora ao nível das técnicas utilizadas. 

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro