O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Estatueta Neptuno
ALMEIDA, João Anastácio Botelho de

Real Fábrica de Louça, ao Rato

MC.CER.0345

Dimensões

Mais informação

Peça moldada, em faiança, revestida a esmalte branco, representando Neptuno. Apresenta base circular da qual emerge uma concha elevada por dois golfinhos. O Deus dos Mares surge em corpo inteiro, de pé, com o tronco em torção e a cabeça virada à esquerda. Encontra-se coroado, com barbas e envolto por panejamento esvoaçante que lhe cobre parte das costas e quadris. Tem o braço direito levantado, empunhando na mão um tridente.       

Fundada em 1767, no âmbito da política pombalina de desenvolvimento industrial, a Real Fábrica de Louça, ao Rato  tornar-se-ia um referente importante na produção cerâmica nacional ao marcar de forma decisiva o desenvolvimento daquela atividade através de uma matriz industrial moderna que se distanciava fortemente das tradicionais e obsoletas estruturas artesanais.

Conheceu diversas administrações cuja ação diferenciada se refletiu na produção. 

De 1780 a 1816, com a direção de João Anastácio de Almeida e correspondendo ao terceiro período de laboração, inclui-se na produção requintados objetos de carácter lúdico.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro