O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Frontaria do Chafaris Novo Projectada pª o Largo da Esperansa
MARDEL, Carlos (1696-1763)
MC.DES.0561

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Projetado em 1752 por Carlos Mardel (1685-1763), este chafariz era abastecido pela galeria adutora da Esperança, que partia da Mãe de Água nas Amoreiras e levava água a outros locais da cidade, como os chafarizes do Arco (1805), de São Bento e do Cais do Tojo.

 

A obra começou em 1753, depois de o senado ter adquirido uma parcela de terreno que pertencia ao convento franciscano de Nossa Senhora da Esperança, mas o chafariz só funcionaria em 1768, já sob a orientação de Miguel Ângelo Blasco (c. 1679-1772), engenheiro militar genovês que sucedeu a Carlos Mardel na direção da Obra das Águas Livres.

 

De feição tardo-barroca, este equipamento é um dos mais relevantes de todo o sistema das Águas Livres. Compõe-se de dois tanques: o inferior, disposto ao nível do solo, destinava-se originalmente ao abastecimento de bestas; o superior, cujo acesso se faz através de escadarias laterais de dois lanços, tem três bicas em forma de carranca. O espaldar é rematado por frontão com as armas reais, assinalando o patrocínio régio da sua construção.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro