O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Registo de azulejos com a Sagrada Família, S. Marçal, Santa Bárbara e S. Emídio
MC.AZU.0013

Dimensões

Mais informação

Neste registo, de grandes dimensões, a reserva principal mostra a Sagrada Família, protetora do lar e dos seus habitantes. Na parte inferior, em cartelas distintas, São Marçal, advogado contra os incêndios, com as vestes e emblemas de bispo, tendo ao fundo uma casa em chamas; ao centro, rodeada pela intempérie, Santa Bárbara, protetora contra as tempestades, particularmente quando envolvem trovoadas e raios, com os atributos habituais: a coroa de mártir, a folha de palma, símbolo do triunfo da fé, e a torre onde foi encarcerada por seu pai, Dióscolo. E, por último, Santo Emídio, bispo de Ascoli Piceno, martirizado nos inícios do séc. IV, iconograficamente representado com atributos próprios da sua função eclesiástica, fazendo o sinal da bênção. Advogado contra os terramotos, Santo Emídio foi alvo de grande popularidade e abundantemente referido nas fontes escritas, embora nos registos não tenha uma representatividade comparável à de S. Francisco de Borja, figurando apenas neste exemplar.

 

O painel reveste-se de particular interesse, não só pela elaborada conceção, como também pelo testemunho que oferece da procura, por parte do encomendador, de uma proteção eficaz, através das múltiplas valências dos seus padroeiros, contra diversas desgraças.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro