O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


A Procissão do Corpo de Deus no Rossio Quatrocentista
Litografia Portugal
MC.GRA.1842

Dimensões

Mais informação

A procissão do Corpus Christi, que se celebra na quinta-feira a seguir ao Pentecostes, foi instituída por Urbano IV, em 1264, e é provável que o bispo de Lisboa à época, D. Mateus, tenha introduzido a festa no calendário litúrgico da cidade.

 

No século XV, era já a mais importante procissão lisboeta. O seu cortejo era memorável pela pompa, luxo e ostentação exibida por todos os estratos socioprofissionais da cidade. No reinado de D. João I, tinha especial destaque a figura de S. Jorge, então padroeiro do reino, que fazia parte de um grupo alegórico que incluía o santo guerreiro, montado num cavalo branco, acompanhado por pajem e alferes. Este último, por ostentar armadura, era conhecido por Homem de Ferro, e seguiam-se cerca de 50 cavalos conduzidos à mão.

 

Verdadeiro espetáculo público que juntava, num mesmo acontecimento, toda a cidade e os seus habitantes, a procissão era cenário religioso, mas também profano. As corporações, agrupadas na Casa dos Vinte e Quatro, levavam as suas bandeiras e, a acompanhá-los, ia toda a espécie de carros e apetrechos: castelos, insígnias, o dragão dos sapateiros, a nau dos calafates… Também as dezenas de confrarias religiosas estavam presentes, com os seus pendões e charamelas, de que se destacava o bando musical conhecido por Pretos de S. Jorge. Em algumas épocas, desfilaram também diabos, príncipes, feiticeiros e cómicos.

 

O aparato da procissão saía caro à Câmara de Lisboa. Para além das dezenas de figuras e respetivos trajes, engalanavam-se as ruas e as varandas não dispensavam os mantos de seda, as tapeçarias e os ornamentos dourados. Ao município cabia ainda a cobertura das ruas com toldos e o enfeite dos pavimentos com flores, como ocorria no reinado de D. João V.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro