O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Aproveitando uma aberta
MAY, Artur (1869-1936)
MC.PIN.0360

Dimensões

Mais informação

Esta pintura de Artur Viçoso May (1869-1936) capta um instantâneo do quotidiano urbano lisboeta e revela a influência das pinturas impressionistas parisienses. Pela originalidade do tema, recebeu uma menção honrosa na IV exposição do Grémio Artístico em 1894, onde foi pela primeira vez apresentada sob o título Aproveitando uma aberta. 

 

A composição tem por cenário um aspeto da Praça dos Restauradores, emblema de uma modernidade urbana cosmopolita. Por um lado, a praça é o ponto de ligação entre a velha baixa pombalina e os bairros do recém importado modelo urbano parisiense, acessíveis pela Avenida da Liberdade. Por outro lado, dos dois grandes hotéis do fundo, o Grande Hotel de Inglaterra e o Grande Hotel Internacional/Avenida Palace, destaca-se este último pelo espaço que ocupa na no quadro.

 

A iniciativa da proposta de construção do hotel foi da Companhia Waggons Lits, a quem coube a exploração do equipamento, tendo o arquiteto José Luís Monteiro traçado um projeto alinhado com o ecletismo do estilo Beaux-Arts. Associado ao prestígio internacional da Companhia, tornou-se o mais central equipamento hoteleiro da cidade, pela sua localização e pelo acesso direto à gare.

 

Também de influência francesa é a colocação de mobiliário urbano (da iluminação pública aos bancos de jardim), sendo de salientar a colocação de urinóis e outro equipamento urbano, diretamente importados ou produzidos por fabricantes portugueses.

 

Arthur May nasceu em Lisboa, em 1869. Foi discípulo de Silva Porto e o seu percurso artístico resume-se à execução de poucos quadros, existindo atualmente cinco obras referenciadas. Expôs nas 2.ª, 3.ª e 4.ª exposições anuais do Grémio Artístico, entre 1892 e 1894; e em Ponta Delgada, em 1915 e 1916, tendo-se dedicado maioritariamente ao ensino. Viveu grande parte da sua vida na ilha de S. Miguel (Açores), por ter assumido, aos 39 anos, a direção da Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, cidade onde veio a falecer, em 1936.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro