O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


[Sopa de Arroios]
QUEIRÓS, Gregório Francisco (1768-1845)

SEQUEIRA, Domingos António (1768-1837)

MC.GRA.1548

Dimensões

Mais informação

Pressionados pela terceira invasão francesa (1810) e não obstante a defesa proporcionada pelas Linhas de Torres Vedras, muitos habitantes das vilas a norte de Lisboa procuraram refúgio na capital. A praça de Arroios era, por essa altura, a principal entrada em Lisboa pelo lado norte, e muitas famílias aí se concentraram, com os pertences que conseguiram transportar. Perante este inesperado afluxo de pessoas, o senado da câmara, entidades do reino e da cidade e até beneméritos privados organizaram a distribuição de sopa. No Largo de Arroios, os caldeirões foram instalados do lado direito, enquanto do lado oposto, encostados ao Palácio do Senhor de Pancas, se amontoam homens, mulheres e crianças, a comer a ração.

 

O espaço livre para circulação no largo é diminuto, o que revela a grande multidão que ali se concentrou. É provável que o desenho de Domingos António Sequeira seja de 1810, mas ele foi gravado apenas em 1813, com dedicatória a “Sua Alteza Real o Príncipe Regente D. João”, que se encontrava no Brasil há seis anos.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro