Voltar
Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes
Desconhecido
Partilhar no Facebook
Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes<br>Desconhecido<br>

Título:
Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes

Autorias:

Desconhecido


Nº inventário:
MC.PIN.0264

Cronologia

Dimensões


Mais informação

Esta panorâmica da Lisboa ribeirinha tirada dos jardins do palácio do Marquês de Abrantes (atual embaixada de França), revela a área do porto de Lisboa, na pequena baía diante da Rua da Boavista (antiga via marginal).

Do miradouro que encostava aos terrenos e jardins do Palácio dos Duques de Aveiro, observam-se os palácios do Conde-Barão de Alvito e dos Almada-Carvalhais e as ruas da Boavista (onde se destaca o edifício com arco, conhecido como Pátio da Galega) e de S. Paulo. A praia está ocupada com estaleiros navais e a primitiva Igreja de S. Paulo tem ainda a fachada virada a poente.  Ao fundo, vislumbram-se os telhados piramidais do Palácio dos Corte-Real e a cúpula do torreão do Paço Real da Ribeira.

No alto de Santa Catarina destaca-se a desaparecida igreja, demolida em meados do século XIX, bem como o casario do bairro da Bica que preenche o vale. No lado oposto, observa-se a antiga Ermida das Chagas, sobressaindo igualmente o Palácio dos Duques de Valença, construção de grandes dimensões, e, por detrás deste, o Palácio dos Duques de Bragança.

Copyright © Museu de Lisboa - Todos os direitos reservados
in web. Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro