O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Lisboa vista do Palácio do Marquês de Abrantes
Desconhecido
MC.PIN.0264

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Esta panorâmica da Lisboa ribeirinha tirada dos jardins do palácio do Marquês de Abrantes (atual embaixada de França), revela a área do porto de Lisboa, na pequena baía diante da Rua da Boavista (antiga via marginal).

 

Do miradouro que encostava aos terrenos e jardins do Palácio dos Duques de Aveiro, observam-se os palácios do Conde-Barão de Alvito e dos Almada-Carvalhais e as ruas da Boavista (onde se destaca o edifício com arco, conhecido como Pátio da Galega) e de S. Paulo. A praia está ocupada com estaleiros navais e a primitiva Igreja de S. Paulo tem ainda a fachada virada a poente.  Ao fundo, vislumbram-se os telhados piramidais do Palácio dos Corte-Real e a cúpula do torreão do Paço Real da Ribeira.

 

No alto de Santa Catarina destaca-se a desaparecida igreja, demolida em meados do século XIX, bem como o casario do bairro da Bica que preenche o vale. No lado oposto, observa-se a antiga Ermida das Chagas, sobressaindo igualmente o Palácio dos Marqueses de Valença, construção de grandes dimensões, e, por detrás deste, o Palácio dos Duques de Bragança.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro