O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


[Mulher amanhando peixe]
ML.AZU.1152

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Este painel de azulejos representa uma mulher negra, provavelmente uma escrava, a amanhar vários peixes sobre uma mesa. Fez parte de um edifício na zona da atual Praça Martim Moniz (freguesia de Santa Maria Maior), onde se encontrava a servir de revestimento da parede interior de uma chaminé. Não era esse o seu local de origem, pois, também aí, o painel estava desprovido da parte inferior. Datável do século XVIII, esta obra contraria a tendência que dominou a azulejaria barroca lisboeta da primeira metade e meados da centúria, tantas vezes reduzida ao uso do azul e do branco. Aqui, introduziu-se uma cor escura para vincar a natureza negra da figura humana, reforçando assim a origem africana desta mulher.

 

Em 1984, aquando das obras de recriação de parte do piso térreo do Palácio Pimenta como ambiente de época barroca, o painel foi integrado no revestimento azulejar da renovada cozinha.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro