O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Jarro / Pichel
MLTR.ARQ.0092

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Jarro / Pichel quase completo, de colo alto e bojo ovoide bem proporcionado. Apresenta pé em pedestal cónico e bico semi-tubular no bordo, preservando o arranque inferior de uma asa em fita. No exterior a peça encontra-se revestida com vidrado plumbífero de cor verde e amarela, com tonalidades muito heterogéneas.

 

O vidrado foi disposto diretamente sobre a peça sem qualquer engobe de preparação, estando as duas cores dispostas verticalmente. A cor amarela (por vezes com pigmentação verde e castanha) é a cor predominante, recobrindo cerca de 70% da superfície da peça.

 

Em termos decorativos, a superfície exterior apresenta três registos decorativos com motivos retangulares simples impressos com rolo sob o vidrado. A decoração, as técnicas empregues e a constituição da pasta, permitem identificar esta peça de importação como uma produção parisiense do séc. XIV.

 

Esta peça foi encontrada no interior de uma estrutura hidráulica, em cerâmica, exumada em 2005 durante a intervenção arqueológica realizada no nº 3 da Rua de S. Mamede. A estrutura era composta por várias manilhas sobrepostas que se encontravam repletas de entulhos. A cerâmica comum que aí foi encontrada, sobretudo panelas, bilhas e alguidares, bem como a cerâmica vidrada de importação, da qual o presente jarro/pichel é um magnífico exemplar, ilustram bem as relações comerciais existentes entre a cidade de Lisboa no séc. XIV e o centro parisiense, um dos mais importante à época.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro