O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Maqueta da cidade de Lisboa
CARVALHO, Luiz Caetano de
MC.MAQ.0025

Dimensões

Mais informação

Luís Caetano Pereira de Carvalho foi construtor civil e 2º Comandante do Corpo Municipal de Salvação Pública e um dos mais louvados bombeiros municipais de Lisboa, chegando a ser condecorado com os graus de cavaleiro da antiga e mui nobre Ordem Militar de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (1908) e cavaleiro de Cristo (1919).

 

A maqueta representa a Baixa Pombalina e a sua ligação à Mouraria (então ainda sem a Praça Martim Moniz) e ao início da Av. Almirante Reis, relacionando-se ainda com o castelo e a colina de Santana. Ela não estava concluída em 1926, ano em que Luís Pereira de Carvalho, já aposentado, a expôs pela primeira vez no Museu Arqueológico do Carmo, no dia 13 de maio de 1926, à época feriado municipal por ser o dia de nascimento do Marquês de Pombal.

 

É composta por dois tabuleiros, o segundo dos quais nunca foi terminado, faltando praticamente toda a Baixa Pombalina. Entre as originalidades desta obra, conta-se o extremo rigor das altimetrias, o que confere valor topográfico à maqueta, e o cuidado com o acabamento colorido dos edifícios, não faltando mesmo as vias que ainda se apresentavam sem alcatrão.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro