O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Jarro
ML.ARQ.0674

Cronologia

Dimensões

Mais informação

Proveniente de escavações realizadas no Beco do Forno do Castelo, em 2003-2004 e 2010, esta peça ilustra a primeira ocupação romana de parte da zona de maior altitude de Olisipo, perto do local onde, séculos depois, se edificou o castelo de S. Jorge. Os vestígios arquitetónicos identificados apontam para uma habitação do período romano republicano, cuja orientação urbanística e técnica construtiva se revelaram diferentes das edificações também ali encontradas da Idade do Ferro, rompendo mesmo com a anterior organização urbanística indígena.

 

Ao contrário do que os vestígios arquitetónicos provam, esta bilha segue ainda a tradição produtiva da Idade do Ferro, como sugere a sua cor negra e os motivos decorativos geométricos e reticulados brunidos. No mesmo contexto apareceram outras produções cerâmicas itálicas, o que atesta a presença dos primeiros colonizadores romanos e a adoção por parte destes novos habitantes de produções cerâmicas locais, a par de outras de importação. Com uma cronologia a rondar os meados do século II a.C., o núcleo cerâmico do Beco do Forno do Castelo deve ter servido a primeira elite romana a instalar-se em Olisipo.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro