logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Figura de convite
MC.AZU.0509
Dimensões
Mais Informação

Embora mais tardia, esta representação neoclássica de um alabardeiro, revestia-se da mesma função que as “figuras de convite” barrocas, destinadas a palácios, casas nobres e jardins. Simbolizando o gosto cortesão, estas peças encenavam a etiqueta e o ritual de entrada, transformando, através do seu caracter teatral e capacidade decorativa, espaços austeros e, por vezes, desinteressantes, em locais ricos de cor, de brilho e de apelo aos sentidos. Apesar de constituírem uma invenção do barroco português, as “figuras de convite” prolongaram-se pela segunda metade do século XVIII, embora o número fosse diminuindo gradualmente.

 

Desconhece-se a proveniência desta peça e de uma outra do mesmo tipo que se encontravam associadas a um vasto conjunto de azulejos representando os reis de Portugal, aplicado no jardim do Palácio das Galveias. Por baixo do retrato de D. João, Príncipe Regente, surgia a data de 1799.

A carregar...

Copyright 2025 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro