O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


O Poeta
PINHEIRO, António Costa (1932-2015)
MC.TEX.0001

Dimensões

Mais informação

Executada pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, segundo cartão de António Costa Pinheiro (1932-2015) datado de 1982, a peça evoca a figura do poeta Fernando Pessoa.

 

Apresenta trama decorativa de lã, e trama de ligação e teia de algodão. A marca da manufatura, habitualmente tecida num dos cantos inferiores do anverso da tapeçaria, é composta pelas iniciais MTP (Manufactura de Tapeçarias de Portalegre) e o monograma do/a seu/ua diretor/a, tendo sofrido alterações ao longo do tempo. Neste caso, estamos perante um exemplar produzido sob a direção de Guy Fino, um dos elementos envolvidos na fundação da firma em 1946.

 

Artista plástico de raízes alentejanas (Moura), foi em Lisboa que Costa Pinheiro iniciou os seus estudos de arte, vindo a desenvolver parte relevante do seu percurso na Alemanha. Foi cofundador do grupo KWY e da revista com o mesmo nome. Dedicou-se nomeadamente à pintura, gravura e ilustração, destacando-se, da sua obra, a conhecida série de retratos imaginários dos reis de Portugal, realizada entre 1964 e 1966, e os trabalhos dedicados ao tema de Fernando Pessoa. Iniciou a sua colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre em 1984.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro