logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Maqueta com reconstituição hipotética do Palácio dos Estaus no séc. XV
MC.MAQ.0012
Dimensões
Mais Informação

Situado no lado norte da praça do Rossio, o Palácio dos Estaus começou a ser edificado na primeira metade do séc. XV. Construção atribuída ao príncipe regente D. Pedro (1439 – 1446), destinada, a alojar, embaixadores ou visitantes ilustres que se deslocavam a Lisboa. Assim se libertava a população da cidade dos pesados encargos económicos que o dever de aposentadoria representava.

 

A primeira referência à sua utilização remonta a 1451, quando nele se alojaram dois embaixadores alemães enviados pelo imperador Frederico III, para a celebração, por procuração, das suas núpcias com a Infanta D. Leonor, irmã do rei D. Afonso V (1438 – 1481).

 

O Palácio dos Estaus chegou a funcionar como mais um Paço Real, durante o reinado de D. João III (1521 – 1557) e como sede do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) introduzido em Portugal em 1536 por este rei.

 

Das várias obras que sofreu ao longo dos séculos, dos projetos melhor conhecidos destaca-se o de Mateus do Couto, datado de 1634. Ficou totalmente destruído na sequência do Terramoto de 1755. Localizava-se sensivelmente onde hoje se encontra o Teatro D. Maria I.

A carregar...

Copyright 2025 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro