Voltar
[Carro Triunfal da Imprensa]

CASANOVA, Enrique (1850-1913)

Partilhar no Facebook
[Carro Triunfal da Imprensa]
MC.DES.4519

Dimensões

Mais informação

Representação do Carro Triunfal da Imprensa, projeto do arquiteto municipal José Luís Monteiro (1848-1942) composto por uma prensa móvel, encimada por uma coroa de louros e uma escultura representando Johanes Gutenberg (c.1400-1468).  O carro é decorado com querubins sustentando cartelas com versos dos Lusíadas.

 

Este desenho faz parte de uma série de obras que retratam momentos importantes do Cortejo Cívico para as Comemorações do Tricentenário da morte de Camões, realizado no dia 10 junho de 1880 e organizado pela Sociedade de Geografia de Lisboa. 

 

Vários outros desenhos deste autor, a documentar as festividades, foram publicados na revista O Ocidente de 15 de junho, 1 de julho e15 de julho de 1880.

 

Enrique Casanova, pintor e aguarelista aragonês, nascido em Saragoça, veio para Lisboa em 1880, sendo este, provavelmente, um dos seus primeiros trabalhos. As críticas favoráveis que recebeu despertaram a atenção do público e dos monarcas nacionais, sendo nomeado em 1881, professor de pintura dos príncipes D. Carlos e D. Afonso.

 

O Museu de Lisboa possui uma coleção significativa de obras deste autor, adquiridas pela Câmara Municipal de Lisboa ao Mundo dos Livros, em 1980, aquando da preparação das cerimónias do IV centenário da Morte de Camões. Estas peças, faziam parte da coleção Camoniana do bibliófilo António Augusto Carvalho Monteiro, o milionário que ficou conhecido por Monteiro dos Milhões e proprietário da Quinta da Regaleira, em Sintra.
 

Copyright © Museu de Lisboa - Todos os direitos reservados
in web. Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro