O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


A. S. W. View of the grand Aqueduct over the Valley of Alcantara near Lisbon
WELLS, John

NOEL, Alexandre Jean (1752-1834)

MC.GRA.0219

Dimensões

Mais informação

Vista da ribeira de Alcântara apresentando uma perspetiva bucólica do vale, tendo como fundo a monumental arcaria do Aqueduto das Águas Livres, construção que permitiu superar o desnível geológico do vale e possibilitar o afluxo à cidade das águas captadas nas nascentes de Belas e Caneças.

O problema da carência de água à cidade só foi solucionado através da construção do Aqueduto das Águas Livres, obra iniciada em 1732, no reinado de D. João V (1689-1750), e custeada pela população de Lisboa.

Entre as nascentes de Belas/Caneças e a Mãe de Água das Amoreiras, esta estrutura percorre cerca de 18 605 metros em troços subterrâneos e troços assentes em arcarias.

Estes últimos, compõem as zonas mais espetaculares do projeto, tanto o conjunto do vale de Alcântara, como o que possibilita a chegada das águas livres às Amoreiras.

Alexandre-Jean Noël (1752-1843) foi um pintor francês, especialista no tratamento de paisagens e marinhas, Esteve em Portugal na década de 1780, tendo então pintado locais emblemáticos de Lisboa.

No século XVIII, a ribeira de Alcântara era uma das zonas privilegiadas de veraneio e lazer da cidade, caracterizando-se pela existência de grande quantidade de casas nobres e quintas, entre as quais o Palácio Real e a Real Tapada de Alcântara.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro