logotipo

O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Painel de azulejos com a representação do Terreiro do Paço
MC.AZU.0068
Dimensões
Mais Informação

Painel com a representação do Terreiro do Paço antes do terramoto de 1755, observando-se o complexo do Paço Real, com o torreão filipino do lado esquerdo, bem como a frente de edifícios que delimitam, a norte, a praça. Em segundo plano, numa cota mais elevada, é parcialmente visível o convento de São Francisco da Cidade e, mais ao centro, a igreja de São Julião. No terreiro, onde avulta o chafariz de Apolo, desenrola-se uma parada militar e, em simultâneo, várias vendedoras transacionam produtos.

 

Para além do valor plástico e artístico da obra, onde a linguagem barroca é interpretada de forma pessoal pelo autor, o painel reveste-se de grande importância iconográfica, uma vez que reproduz o verdadeiro centro político, cívico e social da cidade antes do terramoto.

A carregar...

Copyright 2025 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
Muda Contraste Atalhos Acessibilidade
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro
logotipo
CONTATOS

Site: institutoburlemarx.org
Instagram: @institutoburlemarx
Email: info@institutoburlemarx.org



TERMOS E CONDIÇÕES




Instituto Burle Marx Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro