O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Painel têxtil "Lisboa Cinzenta"
MELLO, Thomaz de (1906-1990)
MC.TEX.0250

Dimensões

Mais informação

Thomaz de Mello (1906-1990), mais conhecido por Tom, abreviatura herdada de seu bisavô de origem inglesa, nasceu no Rio de Janeiro, tendo residido grande parte da vida em Portugal. Chegou a Lisboa em 1926, com a companhia de teatro de Leopoldo Fróis. Explorou diversos meios plásticos, desde a pintura ao desenho, passando pela banda desenhada, a caricatura, a tapeçaria, o design gráfico, o design de interiores, a cerâmica e outros. Integrou o movimento modernista português.

 

Foi um dos fundadores, em 1932, da galeria de arte moderna UP, em Lisboa. Fez parte do grupo de artistas do Secretariado de Propaganda Nacional (mais tarde designado por Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo) que contribuiu para o arranjo dos pavilhões de Portugal em várias exposições internacionais. Colaborou com a Companhia Portuguesa de Bailado Verde Gaio, na conceção de cenários e figurinos, e em 1948 integrou a equipa de artistas decoradores do Museu de Arte Popular, realizando murais para diversos espaços.

 

Representou nos seus trabalhos cidades como Ruão, Nova Iorque, Sevilha, Paris e, muito particularmente, o Porto. Nesta obra para decoração mural, executada em serigrafia sobre suporte têxtil, Tom apresenta uma perspetiva geometrizada de Lisboa, em branco, preto e tons de cinza.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro