O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Busto "A República"
SIMÕES DE ALMEIDA (SOB) (1880-1950)
MC.ESC.0280

Dimensões

Mais informação

Em 1908, a primeira vereação republicana da Câmara Municipal de Lisboa encomendou ao escultor Simões de Almeida (sobrinho) um busto feminino que representasse a “República”. O modelo encontrado repetia a opção estética da República francesa: uma figura feminina jovem, expressiva e exuberante, com cabelo parcialmente coberto por barrete frígio.

Após a revolução de 1910, a câmara lisboeta abriu novo concurso público, tendo sido escolhida uma composição de Francisco dos Santos, hoje colocada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O segundo prémio foi atribuído a Simões de Almeida (sobrinho), com um modelo de uma jovem e expressiva República, em gesso patinado a imitar bronze, com barrete frígio, coroa de louros e a bandeira nacional a cobrir o tronco. Simões de Almeida (sobrinho) ficou também em segundo lugar no concurso que a Comissão Administrativa do Congresso (atual Assembleia da República) lançou, em outubro de 1915, para uma estátua da República, que substituísse a de D. Carlos no grande nicho do hemiciclo da sala de sessões.

A carregar...

Copyright 2022 © Museu de Lisboa Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro